O ESPORTE PROPORCIONANDO QUALIDADE DE VIDA.

FORÇA JOVEM UNIVERSAL LEVANDO QUALIDADE DE VIDA A TODOS DA COMUNIDADE.

CERET - Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador


Visitamos num domingo o CERET - Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, que fica na Rua Canuto de Abreu, s/n°, Vila Formosa, Zona Leste de São Paulo e é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de São Paulo. 

Horário de funcionamento: 
Segundas às Sextas das 6 às 22h e Sábados, Domingos e Feriados das 6 às 18h 
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground   Trilha     Estacionamento     Programação cultural     Proibido animais
Telefone:
(11) 2671-8788  
Localização:
Rua Canuto de Abreu s/n°, Vila Formosa
Ver no mapa

Com 286.000 metros quadrados de área, o parque reúne uma série de atrações entre as quais, três campos de futebol oficiais, um campo de futebol society, quatro quadras de basquete, quatro quadras de vôlei, quatro quadras poliesportivas, seis quadras de saibro, pista de atletismo com seis raias, dois locais para arremessos de peso e disco, duas canchas de bocha, um ginásio poliesportivo, galpão e sala de ginástica. O Complexo também conta com um balneário com quatro piscinas e pistas para caminhadas/corridas, além da área para churrasco e playground. 
Vale destacar a piscina de 100 m de comprimento por 50m de largura, que armazena cerca de 5,5 milhões de litros de água e está entre as maiores da América Latina.


Em setembro de 2012 foi implantado no parque um programa (Escola Estufa Lucy Montoro), que visa estimular a implantação de hortas escolares e comunitárias, com o intuito de conscientizar à comunidade sobre os cuidados com o meio ambiente através do ensino das técnicas de cultivo de hortaliças e outras plantas. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), por meio dos telefones: (11) 3113-9629 ou (11) 3113-9683.

Ver esquemático geral do parque, abaixo:

Horário de funcionamento: Segundas às Sextas (6 às 22h) e aos Sábados, Domingos e Feriados (6 às 18h).

Avaliação geral do parque (0 a 5): 3,2

Maiores informações sobre o parque (como utilizar as quadras, campos, piscinas, etc...) e sua programação cultural e esportiva, ligue para o telefone (112671-8788.

A equipe de educação ambiental do Núcleo Leste II da Prefeitura organiza trilhas ecológicas monitoradas voltadas para frequentadores do parque, estudantes, educadores e visitantes, destacando todas as curiosidades presentes no parque.
Os grupos interessados podem agendar pelo telefone (11) 2268-0744, de segunda a sexta feira das 8h às 17h.


Há estacionamento gratuito para veículos na entrada do parque pela Rua Canuto Abreu. 
Várias linhas de ônibus atendem o parque, entre as quais a 233A-10 – J. Helena – Ceret, 233C-10 – Terminal A.E. Carvalho – Ceret, 372U-10 - Santa Isabel - Metrô Tatuapé, 4044-10 – Term. Vila Carrão – Ceret, 414P-10 – Vila Industrial – Penha e a 473T-10 – Metrô Vila Mariana – Pq. São Jorge.

Quanto a segurança, há vigias em alguns lugares no dia da visita, que foi pela manhã, dando-nos a sensação de segurança. Como o parque fica aberto até às 22h nos dias úteis, pesquisamos com frequentadores do local à noite, sendo informado que existe uma iluminação artificial deficiente, que transmite  um pouco de insegurança nesse período do dia.

Não há lanchonetes no interior do parque. Nos finais de semana pode-se comprar água, refrigerantes e "petiscos" de ambulantes que ficam fora do parque.

Há restrições para o uso de skates bicicletas (permitem apenas para crianças até 10 anos).Também não permitem animais domésticos no parque.

A manutenção dos equipamentos do parque deixa um pouco a desejar (bebedouros, tampas dos vasos sanitários, piscinas, etc...), sendo que apesar disso, na visita que fizemos, os sanitários estavam razoavelmente limpos, inclusive com papel para enxugar aos mãos.

História:
Antes de passar às mãos da Fundação Ceret, o espaço era uma reserva de mata atlântica com 750.000 metros quadrados, formada por árvores das mais variadas espécies, conhecida por Mata Paula Souza. Em 1970, através de decreto, o governador Abreu Sodré desapropriou a área, dando início à construção de centro destinado ao trabalhador, que ocupa menos da metade da mata original.  As obras tiveram início em 1973 e, em 1974, a estátua de Davi (réplica da obra de Michelangelo, doada pelo governo italiano) foi retirada do Estádio do Pacaembu, hoje Estádio Paulo Machado de Carvalho, para ocupar a entrada do Ceret. A inauguração do Centro do Trabalhador aconteceu em 1975.

Vale a pena
  • Percorrer os três tipos de pistas existentes no parque, sendo uma oficial de atletismo com piso de carvão (400 metros de extensão), uma pista de asfalto com um percurso de 1600 metros e uma maior que circunda todo o local, que é de terreno misto, sendo parte de terra batida e outra de asfalto com 2.200 metros;
  • Praticar, para quem gosta, futebol, rugby, vôlei e outros esportes, agendando previamente na administração a utilização de quadras/campos para tal;
  • Conhecer uma das maiores piscinas da América Latina, que mede 100 por 50m;
  • Utilizar os quiosques existentes para fazer piqueniques, pois ficam numa área agradável (agendar com a administração).
Veja a seguir, vídeo feito numa das visitas ao parque:
- See more at: http://www.areasverdesdascidades.com.br/2012/04/parque-esportivo-do-trabalhadorpet-ex.html#sthash.AGjtuycD.dpuf


O projeto esportes  da Força Jovem Universal esteve no ultimo dia sete de setembro levando aos frequentadores do parque uma tarde de  entretenimento, com apresentação de  ginastica aerobica, axe music, alongamento, torneio de basquetebol, voleibol, e muito mais, foi um dia que o povo entrou e participou com a fju.
Nos do projeto agradecemos a colaboração da Diretoria do Parque por ter a consciência de que o clube e da comunidade e tem que usado pela comunidade para o bem estar social de todos.


       Senhora da 3° idade participando assiduamente das atividades.


O Parque Esportivo do Trabalhador  é um de utilização publica, basta fazer uma carteirinha e participar das atividades gratuitas, a FJU da região poderá utilizar o parque fazendo suas inscrições na secretaria do parque.



Comentarios

Entradas más populares de este blog

GIOVANNI ANDRADE BI-CAMPEAO MUNDIAL WPC&TWBF

ÉLICA JAMILE NO RANKING MUNDIAL DE BOXE WIBA.

NOCAUTE AS DROGAS FJU- Cotia 2015